Bitcoin Mixer multado em $60 milhões pelo FinCEN – A mistura pode ser considerada ilegal

O ritmo em que as moedas criptográficas estão sendo usadas por maus atores para facilitar atividades ilegais é bastante alarmante. Além disso, os misturadores de moedas Bitcoin se tornaram uma ferramenta popular entre os criminosos que aumentam ainda mais a privacidade de suas transações, deixando os usuários misturarem suas moedas com outros usuários.

Os misturadores tornam muito mais difícil para os reguladores rastrear fundos ilícitos, mas não impossível. Entretanto, a Rede de Execução de Crimes Financeiros dos Estados Unidos (FinCEN) quer reprimir estes serviços e conseguiu seu primeiro golpe ao anunciar pela primeira vez uma pesada penalidade para um misturador Bitcoin.

De acordo com um comunicado de imprensa, a FinCEN impôs uma multa civil de US$ 60 milhões contra Larry Dean Harmon, responsável pela operação de múltiplos serviços de melhoria da privacidade. Alguns de seus serviços incluem o Lightning Network Wallet Dropbit, e os misturadores Bitcoin Coin Ninja e Helix.

O anúncio alega que tanto a Helix quanto a Coin Ninja operavam como empresas de serviços de dinheiro não-registrados (MSB). A Harmon também agiu contra os regulamentos, ao mesmo tempo em que evitou os impostos e as obrigações específicas que existiriam se a plataforma estivesse licenciada.

De acordo com os regulamentos dos EUA, os misturadores Bitcoin registrados teriam a obrigação de implementar e manter políticas AML/KYC eficazes, manter o controle de todas as transações e relatar atividades suspeitas.

O FinCEN alega que os misturadores Harmon canalizaram pelo menos US$ 311 milhões através de mais de 1 milhão de transações diferentes de BTC entre 2014 e 2020.

O FinCEN acrescenta:

„A investigação da FinCEN identificou pelo menos 356.000 transações de bitcoin através da Helix. O Sr. Harmon operou a Helix como um misturador de bitcoin, ou tambor, e anunciou seus serviços nos espaços mais escuros da Internet como uma forma de os clientes pagarem anonimamente por coisas como drogas, armas e pornografia infantil. O Sr. Harmon posteriormente fundou e atuou como Diretor Executivo da Coin Ninja, que operava como uma MSB não registrada e da mesma forma que a Helix“.

Bitcoin Misturando um „Crime

Além do FinCEN, Harmon também está enfrentando acusações criminais do Departamento de Justiça dos EUA (DOJ) por ligações com serviços que facilitaram a lavagem de dinheiro. Mesmo que os misturadores de biotina não sejam ilegais, as autoridades argumentam que o envolvimento com qualquer serviço que facilite atividades ilegais é.

Os serviços de mistura de bitcoin da Harmon supostamente lavaram dezenas de milhões de dólares em criptografia para mercados de escuridão infames, incluindo Abraxas, Agora, Hansa, Hydra, e Wall Street Market.

AlphaBay, um gigante da Darknet agora inativo, supostamente tinha laços estreitos com a Harmon’s Helix, que ajudou a lavar $27 milhões em Bitcoin para a AlphaBay, integrando seus serviços de mistura no local.

Esta foi também a primeira vez que o DOJ rotulou explicitamente um serviço de mistura Bitcoin como um „crime“. Mais progressos nesta linha podem significar problemas para qualquer serviço que utilize táticas de ofuscação para ocultar o sistema Bitcoin de livro-razão aberto.